quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A cena Rock em cascavel está em coma?

Dizem que a cena rock em Cascavel está morta e que ninguém defende a Bandeira, porém eu tenho uma opinião bem diferente dessa, na verdade, não é a essa que está morta e sim os roqueiros. Vamos a alguns fatos:

· Quantos bares ou points de rock já teve aqui em Cascavel?

· Quantos sobreviveram mais de um ano?

· E agora se responda, o porquê desses lugares terem fechado.

É simples, a única “Casa de Rock” que temos aqui e que ainda tem potencial para mais alguns anos pela frente é o “Hooligans Pub”, mas se paramos para pensar, menos de 40% dos roqueiros da cidade, frequentam o local. Isso por quê? Pelos altos valores? Na verdade não. O problema é que ainda existe preconceito de estilos de rock, e para muitos quem frequenta essa casa são os “Poser do rock cascavelense”, não posso tirar seus motivos. Mas agora vamos pensar o porquê essa casa sobrevive ainda.

· Quem frequenta o local, não quer saber de valor se sim diversão e boa musica;

· Não ficam chorando pelo valor da cerveja ou da entrada;

· Não vão para brigar e sim para se divertir.

· Quando as pessoas não questionam esses itens, uma casa consegue ir para frente e pagar suas contas, afinal ninguém abre um local para trabalhar de graça.

Agora vou falar da minha experiência com o antigo Skull Blue Rock’n House. Eu sempre dei valor a bandas da cidade e em troca sempre tive reconhecimento por parte das mesmas, que sempre faziam de tudo para lotar a casa, porém, em todos os shows tínhamos pessoas querendo entrar de graça ou ficavam reclamando do valor da cerveja (isso que repassávamos com um lucro de 0,50). Os ditos “roqueiros” ao invés de apoiar a casa, iam somente para tentar beber de graça e se dizíamos que não podíamos fazer desconto na bebida, saiam xingando e iam beber em outro bar, por causa de R$ 0,50 de diferença no valor. Além disso, essas mesmas pessoas faziam intrigas entre nossa casa e a Adega Nostravamus, coisas que não tinham nada a ver, assim as coisas se dividiam e nem um nem outro se dava bem.

Hoje temos na cidade o hooligans Pub, a Adega e o Barba Branca, todos são ótimos lugares, mas, infelizmente não vejo a maioria das bandas da cidade tocando nesses locais, e também não posso culpar os proprietários dessas respectivas casas, pois é complicado você contratar uma determinada banda local se as únicas pessoas que iram aparecer é o publico da mesma, e ai voltamos ao tal “preconceito” entre publico e bandas, e isso acaba virando uma rodinha, que infelizmente acaba diminuindo as chances das bandas locais. Já com bandas de fora não temos esse problema pois sempre, que vem bandas de outras regiões essas mesma rodinhas que não se apoiam nos shows da cidade, acabam se encontrando para apoiar um show de uma banda que nem mesmo conhecem. Agora com esses detalhes, será que é a cena mesmo ou os roqueiros que estão morrendo?

Nenhum comentário: